Exames & Diagnósticos
Imagem
A Diagnoimagem tem orgulho de ser a pioneira em Tomografia Computadorizada de Goiânia e para garantir diagnósticos sérios e precisos, nossa equipe é formada por profissionais renomados no mercado. Nossos médicos veterinários não medem esforços para satisfazer às necessidades dos clientes.
É o exame ultrassonográfico do coração. Avalia dois fatores: conformação e funcionalidade cardíacas, ou seja, se o órgão está com suas dimensões normais, aumentadas, diminuídas, hipertrofiadas etc. E se o órgão se apresenta em perfeito funcionamento. Caso existam alterações, o exame é capaz de identificar e classificar quais são essas alterações.
Indicações:
É indicado para pacientes caninos e felinos de idade mais avançada ,acima de 6 anos; raças que possuem tendência a problemas cardiológicos, como Boxer, Cavalier King, Poodle, Persas; pacientes que serão submetidos a procedimentos anestésicos/cirúrgicos ou ainda, independentemente da idade, quando há suspeita de doença cardíaca e o cardiologista veterinário solicita essa avaliação mais específica.
Instruções:
Para este exame não há necessidade de preparo prévio, jejum, uso de algum medicamento, etc., exceto em casos de pacientes muito agitados, que possivelmente vão precisar de sedação para realização do exame, nesse caso é adequado o jejum prévio.
É um exame radiográfico mais complexo. Enquanto a radiografia emite um feixe de raios-X para formação de imagem bidimensional, a tomografia emite um feixe que bombardeia o paciente em diversas direções, formando imagens tridimensionais e com mais riqueza de detalhes.
Indicações:
Há inúmeras indicações para o exame de tomografia computadorizada. Dentre elas, as mais frequentes na rotina médico- veterinária são: avaliação do sistema músculo-esquelético (articulações, canal medular, coluna vertebral, ossos dos membros), avaliação de massas e nódulos (para planejamento cirúrgico, pesquisa de possíveis áreas de metástases), avaliação do sistema nervoso central (detecção de massas, otites, vestibulopatias, hidrocefalia, isquemias, AVCs, determinação da extensão de traumas), entre outros.
Instruções:
Para realização do exame de tomografia é fundamental que o paciente seja anestesiado para mantê-lo imóvel, na posição adequada, para formação de imagens de boa qualidade. Para tanto, o paciente deve estar em jejum alimentar de, no mínimo, 8 horas e jejum de água de, no mínimo, 2 horas. Além disso, é importante que o proprietário tenha em mãos os exames pré-anestésicos, que variam de acordo com a faixa etária do paciente.
É um exame de imagem feito a partir da emissão de raios-X.
Indicações:
Também possui diversas indicações, dentre elas, detecção de fraturas, traumas, corpos estranhos, avaliação de presença ou não de nodulos ou mestases especialmente no tórax, avaliação de funcionalidade e conformação de trato gastro-intestinal, funcionalidade de trato urinário, identificação de possíveis alterações cardiológicas (aumento do coração) e respiratórias (pneumonias, colapso traqueal, etc.)
Instruções:
O exame de radiografia tem várias especificações quanto ao preparo. Em pacientes calmos, radiografias de tórax não exigem preparo prévio. Já em pacientes agitados, que não permitem o posicionamento, é necessário fazer sedação ou anestesia geral. Avaliações do trato gastro-intestinal, como trânsito gastro- intestinal exigem jejum de até 24 horas de alimentos, a água pode ser ingerida à vontade. Radiografias de crânio geralmente exigem sedação. Portanto, o ideal é sempre especificar qual o tipo de radiografia sera feito. Dessa forma, o técnico em radiologia poderá esclarecer dúvidas quanto ao preparo do paciente.
A ultrassonografia é um exame de imagem baseado em ondas sonoras. Essas ondas são inaudíveis aos ouvidos humanos, e quando atingem um tecido, retornam como ecos e são transformados em imagens, em escala de cinza por um computador. Com este exame, é possível ver por dentro do corpo do animal de forma não invasiva para identificar alterações indicativas de alguma doença. Pode-se também avaliar os órgãos internos do paciente, com relação as suas dimensões, contorno, aspecto do parênquima e vascularização. As ondas de som não representam nenhum risco para o animal que está fazendo o exame, nem ao veterinário examinador ou aos outros presentes na sala, portanto a ultrassonografia pode ser feita em qualquer animal, de qualquer idade e quantas vezes forem necessárias, a fim de acompanhar a evolução do tratamento ou de alguma doença.
Indicações:
Ultrassonografia gestacional – diagnóstico de gestação, viabilidade dos filhotes a partir de 30 dias após o cruzamento, estimativa da idade gestacional e do número de filhotes.
Ultrassonografia abdominal – sensibilidade à palpação abdominal, distensão abdominal, presença de massas a palpação abdominal, perda de peso, anorexia, ingestão excessiva de água ou alimentos, dificuldade de urinar ou defecar, vômito, diarreia, alterações no ciclo estral e secreção vaginal em fêmeas, suspeita de metástase em pacientes com tumor de mama ou em outra região do corpo, animais que sofreram algum tipo de trauma como atropelamento ou quedas para identificação de hemorragia ou ruptura de algum órgão, check-up principalmente em cães idosos, para identificar alterações antes do surgimento dos sintomas e agravamento da doença.
Ultrassonografia torácica – avaliação cardíaca por meio da ecocardiografia é indicada quando o paciente apresenta arritmia, sopro, aumento do coração na radiografia; avaliação extra-cardíaca em pacientes que sofreram algum trauma, pacientes com líquido no tórax ou com massas próximo a parede torácica, identificadas no exame radiográfico.
Ultrassonografia cervical – presença de massas no pescoço, aumento dos linfonodos na região cervical, avaliação das tireoides.
Instruções:
Os pelos na região onde vai ser realizada a ultrassonografia (região abdominal, cervical ou torácica) devem ser tosados para permitir que o transdutor (equipamento que produz e capta os ecos) possa ter contato direto com a pele do animal. Não se deve deixar o animal urinar por uma hora antes da realização do exame, para que a bexiga esteja cheia para ser avaliada e, porque ela serve de janela acústica para avaliar os outros órgãos. O ideal é que o animal esteja de jejum, de 8 horas para adultos e 4 horas para filhotes com menos de quatro meses. Isso porquê o alimento e o excesso de gás no trato gastrointestinal pode prejudicar a avaliação de outros órgãos. Também é recomendado que se faça uso de fármacos antifiséticos, como a simeticona, para diminuir os gases do trato gastrointestinal. A simeticona deve administrada em três doses com intervalo de 8 horas, sendo a ultima dose administrada meia hora antes do exame ultrassonográfico. Não é necessário a realização de sedação e anestesia para a realização do exame, na maioria das vezes apenas a contensão manual, ou seja, com alguém segurando as patas do animal, é suficiente. Apenas animais muito bravos ou inquietos, que não permitem o manuseio de forma alguma, necessitam de sedação ou anestesia.
É um exame de imagem em tempo real. O médico veterinário introduz uma cânula com uma microcâmera na boca do animal e inspeciona o trato digestivo alto. É possível avaliar boca, esôfago, estômago e porção inicial do duodeno (intestino).
Indicações:
O exame possui diversas indicações. Avalia má-formação congênita ou adquirida do trato digestivo superior; verifica a presença de tumores; avalia a presença de corpos estranhos e faz sua remoção; coleta amostra de regiões alteradas através de biópsia ou, em menor frequência, pode tratar a estenose esofágica, isto é, o estreitamento do esôfago.
Instruções:
Necessita de preparo prévio do paciente. Deve ser realizado jejum de 12 horas de alimento e 4 horas de água. Exige anestesia geral, já que o paciente precisa se manter imóvel e não deve sentir qualquer desconforto com a passagem da cânula pela boca.
Laboratório
Baixe as Orientações para Coleta de Amostras e Cuidados, pois, a confiabilidade dos resultados das análises laboratoriais está intimamente relacionada à adequada execução de todas as etapas até a finalização do processo analítico. Sempre que necessário, entre em contato com nossa equipe para saber qual a melhor conduta na fase pré-analítica.
Hemograma
Pesquisa de hematozoários
Pesquisa de inclusão viral
Tempo de protrombina
Tempo de tromboplastina parcial ativado
Fibrinogênio
Prazo para liberação dos resultados:
1 a 3 horas do recebimento da amostra ou mesmo dia para amostras recebidas até as 17h30
Exames bioquímicos de rotina (Lista no portfólio de análises)
Prazo para liberação dos resultados:
1 a 3 horas do recebimento da amostra ou mesmo dia para amostras recebidas até as 17h30
Exame de EAS
Creatinina urinária
Proteína urinária
GGT urinária
Prazo para liberação dos resultados:
1 a 3 horas do recebimento da amostra ou mesmo dia para amostras recebidas até as 17h30
Exame parasitológico de fezes
Exame parasitológico de pele
Prazo para liberação dos resultados:
Fezes: 3 a 6 horas do recebimento da amostra ou mesmo dia para amostras recebidas até as 15h.
Pele: 1 a 3 horas do recebimento da amostra ou mesmo dia para amostras recebidas até as 17h30
Citologia
Citometria
Exames bioquímicos
Exames microbiológicos
Prazo para liberação dos resultados:
Atenção! Comunicar previamente a equipe do laboratório sobre a coleta da amostra. Consideramos como amostras críticas e são prioridade para inicio imediato das análises.
Liberação de 1 a 3 horas do recebimento da amostra ou mesmo dia para amostras recebidas até as 16h
Giárdia
Para cães:
Leishmaniose
Para cães:
FIV
FeLV
Para cães e gatos:
Anaplasma phagocytophilume
Anaplasma platys
Ehrlichia canis
Ehrlichia ewingii
Doença de Lyme (Borrelia burgdorferi)
Dirofilariose
Prazo para liberação dos resultados:
30 minutos a 2 horas do recebimento da amostra ou mesmo dia para amostras recebidas até as 17h30
A DIAGNOIMAGEM está de portas abertas para você cliente, agende um horário e venha conhecer nossas instalações e serviços.